Executando verificação de segurança...
1

China planeja colocar em órbita mais de 200 mil satélites

A China enviou pedidos formais a um órgão da ONU com planos para lançar até 200 mil satélites. Na prática, diversas empresas chinesas estão se movimentando simultaneamente para garantir espaço orbital, registrando projetos junto à União Internacional de Telecomunicações (ITU), entidade responsável por organizar o uso de frequências de rádio e posições orbitais.

Entre os projetos registrados estão o CTC-1 e o CTC-2, cada um prevendo quase 97 mil satélites. Além deles, há outras iniciativas com alguns milhares ou dezenas de milhares de satélites, com metas que se estendem até 2030.

A estratégia está ligada à vantagem atual dos Estados Unidos nesse setor, impulsionada principalmente pela Starlink, que já concentra a maior parte dos satélites ativos nessa região do espaço. Com isso, a China corre o risco de enfrentar limitações de espaço orbital no futuro. Por esse motivo, o país tem se antecipado ao registrar os projetos, mesmo sem a expectativa de conseguir lançar todos esses satélites no curto prazo.

Carregando publicação patrocinada...