China simula como poderia bloquear totalmente o sinal da Starlink em Taiwan
Um estudo chinês descreveu como o país poderia bloquear o acesso ao Starlink em toda a ilha de Taiwan. Segundo os cientistas, a rede de satélites do Starlink é tão dinâmica e complexa que só poderia ser bloqueada com centenas ou até milhares de pequenos bloqueadores sincronizados pelo céu, instalados em drones, balões ou aviões, criando um tipo de escudo eletromagnético sobre a área.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram dados reais do Starlink e simularam, por 12 horas, uma rede de satélites do tamanho de Taiwan. Eles testaram bloqueadores de ruído eletrônico com feixes largos e estreitos.
Segundo o estudo, se esses bloqueadores chineses fossem colocados no ar a cada 5 a 10 quilômetros, seria possível formar uma barreira de cerca de 19 quilômetros de altura que impediria o sinal de internet.
Em condições perfeitas, seriam necessárias 935 unidades de interferência trabalhando juntas. Mas, usando drones mais baratos e de menor potência, o total subiria para aproximadamente 2 mil drones.