Cientistas da computação interceptam conversas telefônicas por meio das vibrações do alto-falante
Pesquisadores investigaram a possibilidade de decifrar remotamente conversas telefônicas a partir das vibrações mínimas produzidas pelo alto-falante de ouvido de um celular.
Para isso, a equipe utilizou um sensor de radar de ondas milimétricas – a mesma tecnologia aplicada em carros autônomos, detectores de movimento e redes 5G – com o objetivo de avaliar o potencial de dispositivos compactos baseados em radar que poderiam ser miniaturizados a ponto de serem incorporados em objetos cotidianos, como canetas.
O equipamento utilizado foi desenvolvido exclusivamente para fins de pesquisa, antecipando possíveis dispositivos que agentes mal-intencionados poderiam criar. Em seguida, adaptaram o Whisper, modelo de reconhecimento de fala de código aberto da OpenAI, para converter as vibrações captadas em transcrições compreensíveis.
Para registrar as vibrações, o sensor de radar foi posicionado a até 3 metros do celular, capturando as sutis oscilações da superfície do alto-falante enquanto o áudio era reproduzido. Os sinais obtidos foram processados pela versão customizada do Whisper, alcançando até 60% de precisão para um vocabulário de até 10 mil palavras.