Executando verificação de segurança...
1

Cientistas desenvolvem tecidos inteligentes capazes de controlar dispositivos eletrônicos

A abordagem pode ser especialmente útil em interiores de veículos, oferecendo uma alternativa mais intuitiva e segura às telas sensíveis ao toque, que podem distrair o motorista.

Por meio da integração de pontos de detecção de toque diretamente no tecido, é possível, por exemplo, ajustar a temperatura do ar-condicionado, controlar o volume do som ou avançar faixas de música apenas deslizando a mão sobre o cinto de segurança.

As interfaces têxteis identificam gestos como toques, pressões e deslizes utilizando materiais inteligentes incorporados já durante o processo de fabricação. Isso possibilita a criação de sensores multitouch bordados digitalmente, com fios condutivos aplicados em materiais automotivos como couro, permitindo controles gestuais sem a necessidade de fios adicionais.

Como prova de conceito, a equipe bordou sensores em capas de couro sintético para volante, cintos e bancos, desenvolvendo três protótipos capazes de reproduzir ou pausar áudio, avançar faixas e ajustar o volume via Bluetooth, totalmente personalizáveis para qualquer veículo.

Além da aplicação automotiva, os e-têxteis podem ser utilizados na área da saúde e na transformação de objetos comuns em inteligentes. Circuitos podem ser costurados em tecidos já existentes, tapetes podem detectar quedas e enviar alertas, e capas de assento podem identificar pressão e ajustar a postura de forma discreta.

Carregando publicação patrocinada...