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Cientistas enganam carro autônomo com espelhos em cones de trânsito

Pesquisadores demonstraram que espelhos podem enganar os sensores de Light Detection and Ranging (LiDAR), tecnologia utilizada para guiar veículos autônomos, induzindo-os a detectar obstáculos inexistentes ou a ignorar barreiras reais.

Os pesquisadores exploraram dois tipos de ataque. O primeiro, chamado Object Removal Attack (ORA), utilizou espelhos de diferentes tamanhos presos a um cone de trânsito. Ajustando a posição e o tamanho dos espelhos, foi possível mascarar completamente um obstáculo no campo de visão do sensor, chegando até a obstruir a linha de visão do veículo.

O segundo ataque, denominado Object Addition Attack (OAA), empregou pequenos azulejos espelhados para simular um obstáculo inexistente. Durante os testes, embora o carro estivesse sob controle manual por segurança, o software identificou um falso objeto a 20 metros de distância e realizou a manobra de desvio. Nesse cenário, os espelhos também foram usados para impedir que o carro realizasse uma conversão permitida no tráfego.

O ataque apresentou 65% de sucesso com apenas dois espelhos, percentual que subiu para 74% quando foi utilizada uma grade com seis espelhos. Dependendo da posição, os reflexos chegaram a provocar paradas de emergência, situação que pode se tornar crítica em vias movimentadas.

O estudo também avaliou possíveis defesas, como o uso de câmeras de imagem térmica, já que objetos físicos costumam emitir assinaturas de calor. No entanto, os autores destacam que essa solução não é definitiva, especialmente em ambientes de alta temperatura ou diante de objetos pequenos.

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