Cloudflare anuncia apoio aos projetos open-source Ladybird e Omarchy
O Ladybird é um navegador em desenvolvimento pela Ladybird Browser Initiative, uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de criar um navegador totalmente independente e feito do zero, sem recorrer a códigos de navegadores existentes como Chromium, WebKit ou Gecko.
Ele utiliza os motores LibWeb, para renderização, e LibJS, para JavaScript, desenvolvidos especificamente para o projeto, e terá versões para Linux, macOS e outros sistemas Unix-like. A versão alfa está prevista para 2026, seguida por versões beta e estáveis em 2027 e 2028, respectivamente.
O Omarchy, por sua vez, é uma distribuição Linux baseada no Arch, voltada para desenvolvedores. O sistema oferece uma configuração pronta para uso. Com um único comando, é possível transformar uma instalação básica do Arch Linux em um ambiente de desenvolvimento completo, incluindo ferramentas como Neovim, Docker, Git e outras essenciais. O lançamento mais recente é o Omarchy 3.0.
A Cloudflare destaca que, embora esteja apoiando ambos os projetos, não há qualquer exigência de uso de suas tecnologias.