Cognition, criadora do agente de programação Devin, adquire Windsurf
A Cognition, startup por trás do agente de programação com IA Devin, assinou um acordo definitivo para adquirir a Windsurf, também focada em ferramentas de codificação com IA.
O anúncio surge poucos dias após o Google contratar o CEO da Windsurf, Varun Mohan, o cofundador Douglas Chen e líderes da área de pesquisa, em um acordo de “reverse acquihire” no valor de 2,4 bilhões de dólares. O negócio foi fechado poucas horas depois que expirou uma proposta de aquisição de 3 bilhões de dólares feita pela OpenAI, o que liberou a Windsurf para explorar outras opções.
A Cognition informou que está adquirindo a propriedade intelectual e os produtos da Windsurf — incluindo seu IDE com IA — além de todos os funcionários que não foram contratados pelo Google. O valor do acordo não foi revelado, mas a Cognition afirma que a Windsurf alcançou uma receita recorrente anual de 82 milhões de dólares.
Num primeiro momento, a equipe da Windsurf continuará trabalhando em seu IDE com IA, enquanto a Cognition segue desenvolvendo o agente Devin. A ideia é que, futuramente, as tecnologias e capacidades da Windsurf sejam integradas aos produtos da Cognition.