Comunidade do kernel Linux define plano para garantir continuidade do projeto sem Linus Torvalds
A comunidade responsável pelo kernel Linux definiu um plano formal para assegurar a continuidade do projeto caso Linus Torvalds deixe a liderança, seja por aposentadoria, afastamento prolongado ou falecimento. O plano está documentado no repositório oficial do kernel em um arquivo chamado “conclave.rst”, nome inspirado no processo de escolha de um novo papa pela Igreja Católica.
Embora o desenvolvimento do kernel conte com mais de 100.000 mantenedores, a etapa final de integração e o lançamento de novas versões são tradicionalmente conduzidos por Torvalds. Caso os principais mantenedores não consigam cobrir sua ausência, o plano prevê a eleição rápida de um ou mais substitutos.
Nesse cenário, será realizada uma reunião, e a decisão sobre o novo líder ou líderes do kernel deverá ser comunicada à comunidade em até duas semanas. O documento deixa claro que a iniciativa não representa um movimento para retirar Linus Torvalds do comando. O próprio Torvalds revisou e ratificou o plano, declarando concordância com o conteúdo.