Criador do Ruby on Rails diz que ferramentas de programação com IA ainda não se comparam à maioria dos programadores juniores
David Heinemeier Hansson, criador do Ruby on Rails e cofundador da 37 Signals, afirma que as ferramentas de programação baseadas em inteligência artificial ainda não conseguem produzir código no mesmo nível da maioria dos programadores juniores.
Ele compara a capacidade atual da IA para programar a “uma lâmpada piscando”, com breves momentos de clareza seguidos por longos períodos de escuridão.
Segundo Hansson, cerca de 95% do código do Fizzy, produto de organização inspirado em Kanban desenvolvido pela 37 Signals, foi escrito por humanos. A equipe chegou a testar recursos baseados em IA, mas essas soluções acabaram sendo descartadas e não entraram no produto final.
O executivo afirma não sentir que a 37 Signals esteja ficando para trás em termos de produtividade, capacidade de lançar novos recursos ou de aprimorar seus produtos por não depender fortemente de IA. Ele também demonstra ceticismo em relação à ideia de que empresas possam demitir metade de seus programadores e, ainda assim, se tornarem mais rápidas com o uso intensivo dessas ferramentas.