Executando verificação de segurança...
4

Curativo inteligente consegue acelerar processo de cicatrização de feridas

Pesquisadores desenvolveram um protótipo de curativo inteligente capaz de acelerar a cicatrização ao monitorar e responder ativamente ao estado da ferida.

Chamado de a-Heal, o dispositivo foi projetado para caber dentro de um curativo comercial de colostomia e inclui uma câmera que registra imagens da ferida a cada duas horas, além de uma conexão sem fio com um módulo de aprendizado de máquina que oferece recomendações atualizadas sobre como estimular a recuperação.

A solução é voltada para feridas de difícil cicatrização, como casos crônicos ou com infecção. Para isso, o sistema monitora o ferimento, identifica o estágio de cicatrização, sugere tratamentos e os aplica, criando um mecanismo de controle por feedback.

Para acelerar o processo, o a-Heal utiliza estimulação elétrica para reduzir a inflamação ou aplica fluoxetina, um medicamento que favorece o crescimento de tecido.

Os pesquisadores testaram o dispositivo em um porco devido à semelhança da pele com a humana, e os resultados mostraram que 50% da área tratada foi coberta por novas células de pele, em comparação com apenas 20% na ferida de controle.

Carregando publicação patrocinada...
1