Executando verificação de segurança...
1

Data centers nos EUA utilizam motores a jato adaptados para gerar eletricidade

Data centers no Texas estão operando unidades baseadas em motores aeronáuticos CF6-80C2 e LM6000 — os mesmos usados em aviões como o Boeing 767 e o Airbus A310 — adaptados para gerar eletricidade.

As turbinas são convertidas em geradores modulares de arranque rápido, capazes de fornecer até 48 megawatts cada, potência suficiente para sustentar grandes clusters de IA. A maioria funciona com diesel ou gás.

Apesar de extremamente potentes, esses sistemas são barulhentos e apresentam baixa eficiência térmica, já que não reaproveitam o calor residual gerado no processo. Em contrapartida, têm a vantagem de entrar em operação em poucos minutos, servindo como uma solução provisória para empresas que precisam manter suas operações de IA enquanto aguardam a conclusão de novas subestações elétricas ou projetos de energia nuclear modular, ainda em desenvolvimento.

A própria OpenAI está instalando cerca de 30 unidades LM2500XPRESS em uma instalação no Texas, capazes de gerar 34 megawatts — energia suficiente para ativar servidores do zero em menos de dez minutos.

Carregando publicação patrocinada...