Executando verificação de segurança...
2

Dell e HP desativam decodificação de vídeo H.265 por hardware em alguns de seus notebooks

A Dell e a HP começaram a enviar alguns de seus notebooks com a decodificação de hardware para o codec de vídeo HEVC/H.265 desativada, incluindo linhas domésticas de entrada e até alguns para uso profissional, enquanto aparelhos premium mantêm o suporte ativado.

O codec HEVC é popular pelas sua capacidade de compressão de dados, que permite a transmissão de vídeos grandes sem perda de qualidade e exigindo menos do hardware do dispositivo. Processadores AMD para notebooks suportam o codec desde 2015, enquanto Intel Core desde a 6ª geração.

Embora nenhuma das duas empresas tenha explicado por que estão removendo o recurso, acredita-se que elas estejam tentando cortar custos, já que os detentores das patentes do codec HEVC/H.265 planejam aumentar as taxas de licenciamento em 2026. Para habilitar a decodificação HEVC/H.265 por hardware em um dispositivo, as fabricantes precisam pagar royalties para várias entidades. Como Dell e HP vendem dezenas de milhões de PCs por ano, deixar de pagar esses valores significa economias de dezenas de milhões de dólares.

Modelos afetados da HP incluem o HP ProBook 460 G11, 465 G11 e EliteBook 665 G11. Já a Dell afirma que vai oferecer o suporte ao HEVC apenas em notebooks com uma placa de vídeo dedicada opcional; uma placa de vídeo add-on opcional; um display 4K integrado; Dolby Vision e um Blu-Ray Player CyberLink. A Dell sugere que os usuários comprem um aplicativo de terceiros acessível na Microsoft Store para reativar a decodificação HEVC.

Informações adicionais: Adrenaline

Carregando publicação patrocinada...