Departamento de Justiça dos EUA apreende cerca de 15 bilhões de dólares em Bitcoin em operação contra esquema de fraude
O Departamento de Justiça dos EUA anunciou a apreensão de aproximadamente 15 bilhões de dólares em Bitcoin que estavam armazenados em carteiras digitais controladas por um homem acusado de liderar um amplo esquema de fraude do tipo “pig butchering” — manipulação emocional de vítimas antes da aplicação dos golpes financeiros — conduzido em Camboja. Trata-se da maior apreensão desse tipo já realizada pelo órgão em toda a sua história.
O acusado, que permanece foragido, é apontado como fundador e presidente do Prince Holding Group, um conglomerado multinacional com sede no Camboja, supostamente responsável por operar pelo menos 10 complexos dedicados a fraudes no país. Caso seja capturado e condenado, ele poderá enfrentar até 40 anos de prisão.
Segundo as autoridades, a organização mantinha “campos de trabalho forçado”, onde pessoas eram privadas de liberdade e obrigadas a participar de golpes de investimento com criptomoedas. As vítimas eram atraídas por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, com promessas falsas de retornos elevados. Na prática, os valores eram desviados e lavados para beneficiar os líderes da operação.