Executando verificação de segurança...
1

Dinamarca encerrará entregas estatais de cartas devido ao avanço da digitalização

A PostNord, serviço postal nacional da Dinamarca, anunciou que encerrará o serviço de cartas no fim de 2025, marcando o fim de quatro séculos de entregas pelo operador estatal. Como resultado, 33% da força de trabalho será dispensada, com a perda de 2.200 vagas na divisão de cartas deficitária, enquanto a empresa concentrará esforços no negócio de encomendas, que deve gerar 700 novos postos.

Segundo o chefe da PostNord, os dinamarqueses recebem, em média, uma carta por mês. Por outro lado, ele ressalta, essas pessoas adoram comprar online, acompanhando o crescimento significativo do comércio eletrônico global.

Desde 2000, o volume de cartas no país despencou mais de 90%, de cerca de 1,4 bilhão para 110 milhões em 2024. Com o fim das entregas, 1.500 caixas de correio vermelhas estão sendo retiradas das ruas, embora poucos moradores da capital ainda as utilizem. Segundo o Índice de Governo Digital da OCDE de 2023, a Dinamarca é o segundo país mais digitalizado do mundo, atrás apenas da Coreia do Sul.

Outro fator que contribui para a queda é o alto custo de enviar cartas na Dinamarca – cerca de 4,55 dólares por unidade.

Com o fim das entregas estatais, a empresa privada DAO assumirá o serviço nacional, garantindo que correspondências cheguem a todas as residências, incluindo áreas rurais, com entregas diretas, recolhimento em lojas parceiras e possibilidade de retirada na porta mediante pequena taxa adicional.

Carregando publicação patrocinada...