Empresa de cibersegurança desenvolve sistema capaz de criar deepfakes de voz em tempo real
A empresa de cibersegurança NCC Group desenvolveu uma tecnologia capaz de gerar deepfakes de voz em tempo real, com alto nível de realismo mesmo a partir de áudios de baixa qualidade.
O sistema, que não foi disponibilizado publicamente, funciona com microfones comuns de notebooks e smartphones e elimina o problema de atraso que comprometia tentativas anteriores, reduzindo o tempo de resposta para apenas meio segundo. Segundo o consultor de segurança Pablo Alobera, depois de treinado, o sistema pode ser ativado com um único clique.
A solução pode ser executada com ferramentas de código aberto e hardware convencional, tendo sido testada em um notebook com uma GPU Nvidia RTX A1000, um dos modelos mais básicos da linha atual, com desempenho satisfatório.
Com autorização de clientes, a NCC Group testou a tecnologia em conjunto com técnicas de falsificação de identificador de chamadas, simulando a voz de outras pessoas. Alobera informa que, na maioria dos testes realizados, os alvos acreditaram que estavam falando com as pessoas que estavam sendo imitadas.