Engenheiro cria servidor web que roda em vape descartável
Bogdan Ionescu, conhecido como BogdanTheGeek, desenvolveu um servidor web funcional a partir de um vape descartável, projeto batizado de VapeServer.
O engenheiro vinha coletando unidades descartadas ao longo dos anos para “projetos futuros”, inicialmente com o objetivo de reutilizar as baterias. Recentemente, percebeu que algumas unidades mais sofisticadas possuíam circuitos integrados e microcontroladores avançados.
Uma das unidades desmontadas continha um chip identificado inicialmente como PUYA C642F15, que após investigação revelou-se um PY32F002B, equipado com processador Arm Cortex M0+ de 24 MHz, 24 KB de armazenamento Flash e 3 KB de SRAM. Apesar de cerca de 100 vezes mais lento que um celular de uma década atrás, o microcontrolador apresentou potencial para hospedar páginas web.
O método adotado envolveu emular um modem dial-up no microcontrolador, usando utilitários Linux para transmitir pacotes IP. O dispositivo conseguiu se comunicar via TCP/IP e montar um servidor web. A página web carregada, dedicada ao próprio projeto, ocupava os 20 KB restantes de flash do PY32F002B.
Inicialmente, o servidor era extremamente lento, levando 20 segundos para exibir uma página simples, mas após otimizações no código o tempo de carregamento foi reduzido para 160 milissegundos.
Mais detalhes estão disponíveis no repositório BogdanTheGeek/semihost-ip no GitHub.
Caso a página hospedada no VapeServer não esteja carregando, ela pode ser conferida por meio deste link.