Executando verificação de segurança...
1

Engenheiro faz Doom ser exibido em software de design de placas eletrônicas

O engenheiro Mike Ayles conseguiu exibir o jogo Doom dentro do KiCad, software utilizado para projetar placas de circuito impresso (PCBs).

Embora o KiCad não executasse o jogo de fato, o motor do Doom rodava em um processo separado, escrito em C, enquanto o KiCad funcionava apenas como “tela”, renderizando cada quadro como se fossem trilhas de cobre em uma placa.

Os elementos do jogo eram traduzidos para equivalentes eletrônicos. Paredes se tornavam trilhas, inimigos eram representados por chips de 64 pinos e munições apareciam como componentes de 3 pinos. Cada quadro gerado resultava em um PCB que, em teoria, poderia até ser fabricado.

Ayles alcançou uma taxa de 25 quadros por segundo utilizando um MacBook com chip M1, desde que o KiCad fosse configurado especificamente para isso.

Além da experiência no KiCad, ele também exibiu o Doom em um osciloscópio, enviando os sinais pelo próprio conector de fone de ouvido do MacBook, criando o “ScopeDoom”, uma versão do jogo renderizada em linhas diretamente na tela do osciloscópio.

Carregando publicação patrocinada...