Executando verificação de segurança...
1

Especialistas contestam estimativas do Google sobre consumo de água do Gemini

O Google afirma que um prompt mediano do Gemini consome cerca de cinco gotas de água, ou 0,26 mililitros, e utiliza a mesma quantidade de eletricidade que assistir TV por menos de nove segundos – algo em torno de 0,24 Wh, o que resultaria em 0,03 gramas de emissões de dióxido de carbono.

Especialistas, no entanto, dizem que a análise omite informações consideradas “críticas”. Eles já haviam conduzido pesquisas anteriores sobre o consumo do Gemini, citadas inclusive no estudo do Google.

Um dos principais pontos de contestação é que o cálculo levou em conta apenas a água utilizada nos sistemas de resfriamento dos data centers. Na prática, a maior parte do consumo hídrico está ligada ao uso de eletricidade, que não foi incluído no relatório. Além disso, o Google não detalhou o tamanho dos prompts utilizados, em número de palavras ou tokens, para chegar às estimativas apresentadas.

O Google, por sua vez, afirma que entre maio de 2024 e maio de 2025 conseguiu reduzir em 33 vezes o consumo de eletricidade por prompt, e diminuir em 44 vezes a pegada de carbono de uma interação “mediana”.

O novo estudo do Google ainda não passou por revisão por pares.

Carregando publicação patrocinada...