Executando verificação de segurança...
1

Especialistas em cibersegurança rebatem Anthropic sobre campanha de ciberespionagem com Claude

A Anthropic afirma ter interrompido uma campanha chinesa de ciberespionagem que teria conseguido infiltrar instituições financeiras e agências governamentais com quase nenhuma supervisão humana. Segundo a empresa, o Claude Code foi usado para atacar 30 entidades ao redor do mundo em setembro, com algumas invasões bem-sucedidas.

A Anthropic diz que o Claude operou quase de forma totalmente autônoma, realizando entre 80% e 90% das ações envolvidas nos ataques sem intervenção humana, e que este seria o primeiro caso documentado de um ciberataque em larga escala conduzido praticamente de maneira independente por uma IA.

Especialistas em segurança cibernética, porém, demonstraram ceticismo e apontam que alegações sobre ataques cibernéticos impulsionados por IA têm sido frequentemente exageradas nos últimos anos. Para eles, o que a Anthropic descreve não configura inteligência real, mas sim automação avançada — um processo de copiar e colar mais elaborado — e sugerem que a empresa pode estar tentando gerar hype em torno de suas tecnologias.

Carregando publicação patrocinada...