Estudo utiliza dados de satélite para comprovar redução de poluição com carros elétricos
Um estudo identificou, pela primeira vez, uma redução estatisticamente relevante da poluição do ar associada à adoção de veículos de emissão zero em condições reais, utilizando dados de satélite. A metodologia se baseia na detecção de poluentes atmosféricos por meio da análise da absorção e da reflexão da luz solar.
Entre 2019 e 2023, bairros da Califórnia que registraram aumento no número de veículos de emissão zero apresentaram queda nos níveis de dióxido de nitrogênio (NO₂). A cada 200 veículos adicionais desse tipo, a concentração do poluente diminuiu 1,1%.
O dióxido de nitrogênio é um poluente associado à queima de combustíveis fósseis e está relacionado a crises de asma, bronquite, além de maior risco de doenças cardiovasculares e derrame.
O estudo considerou carros totalmente elétricos, híbridos plug-in e veículos movidos a célula de combustível, excluindo caminhões e outros veículos pesados. No período analisado, a participação de veículos de emissão zero na frota de veículos leves da Califórnia passou de 2% para 5%.