Executando verificação de segurança...
1

Europa coloca em operação seu primeiro supercomputador exascale

O supercomputador JUPITER entrou oficialmente em operação e estreou na 4ª posição do ranking TOP500 de junho de 2025, que lista os sistemas de computação mais potentes do mundo. Este é o primeiro supercomputador europeu a atingir a categoria exascale, capaz de realizar mais de um quintilhão de operações por segundo.

O sistema conta com um módulo “booster” equipado com 5.900 nós de computação acelerada, cerca de 24 mil superchips Nvidia Grace-Hopper e um módulo universal com 1.300 nós baseados em processadores Rhea1. Toda essa infraestrutura é interligada por uma rede InfiniBand NDR, que garante altíssima velocidade de comunicação entre os componentes.

Desde meados de junho, o JUPITER já vem sendo utilizado por pesquisadores em cálculos científicos e no projeto Destination Earth, que cria gêmeos digitais do planeta — simulações computacionais avançadas que permitem monitorar, prever e compreender melhor a interação entre fenômenos ambientais e atividades humanas. O sistema alcança um nível de detalhamento de até 700 metros, aumentando a precisão das análises.

Entre os cinco supercomputadores mais rápidos do mundo, o JUPITER é o mais eficiente em consumo de energia, com mais de 60 bilhões de operações de ponto flutuante por watt. Ainda assim, opera com um consumo de cerca de 17 megawatts em carga máxima. No ranking GREEN500, que mede a eficiência energética, ocupa a 21ª colocação.

Carregando publicação patrocinada...