Ex-funcionário do Twitter lança aplicativo open-source com vídeos restaurados do antigo Vine
O Vine foi uma plataforma de vídeos de seis segundos descontinuada pelo Twitter em 2016. Agora, o Divine, novo aplicativo desenvolvido por Evan Henshaw-Plath, um dos primeiros funcionários do Twitter e atual integrante da organização sem fins lucrativos de Jack Dorsey, resgata parte desse acervo.
O app inclui um backup de aproximadamente 40 GB a 50 GB de vídeos, restaurados a partir de arquivos preservados por voluntários antes de o serviço original sair do ar. Henshaw-Plath recuperou cerca de 150 mil a 200 mil vídeos de aproximadamente 60 mil criadores, além de alguns comentários extraídos de arquivos binários reunidos pelo Archive Team.
O Divine também permite a criação de contas e o envio de novos clipes de seis segundos, e criadores originais do Vine podem recuperar perfis antigos comprovando a propriedade por meio das redes sociais listadas em suas biografias da época.
O aplicativo está disponível para Android, iOS e web, e seu código-fonte pode ser acessado no repositório rabble/nostrvine no GitHub.