Ferramentas de vibe coding podem prejudicar ecossistema open-source, segundo estudo
Pesquisadores apontam que o uso crescente de ferramentas de vibe coding pode trazer impactos negativos ao ecossistema de software de código aberto, ao reduzir o retorno financeiro, social e profissional para os mantenedores.
Segundo os autores, ferramentas de IA instalam e utilizam dependências open-source sem promover interação entre usuários e responsáveis pelos projetos, o que enfraquece mecanismos tradicionais de retorno, como engajamento, feedback e formas indiretas de monetização.
O estudo reconhece que o vibe coding aumenta a produtividade, mas destaca que essa eficiência vem acompanhada de menor envolvimento dos usuários com os projetos, o que pode afetar a disponibilidade e a qualidade do software open source no longo prazo.
Como possível caminho para mitigar esse problema, a equipe sugere que empresas de IA compartilhem receita com desenvolvedores open source, a partir da medição automática do uso de bibliotecas por modelos de linguagem, em um modelo semelhante ao sistema de pagamentos do Spotify para artistas.