GitHub apoia criação de fundo europeu voltado à tecnologia open-source
A proposta foi elaborada com base em um estudo encomendado pela equipe de políticas para desenvolvedores da plataforma, em parceria com o Open Forum Europe, o Fraunhofer ISI e o Instituto Universitário Europeu. O objetivo é expandir o modelo da Agência Alemã de Tecnologia Soberana para o nível da União Europeia, por meio da criação do Fundo de Tecnologia Soberana da UE (EU-STF, na sigla em inglês).
Segundo dados da Comissão Europeia citados pelo GitHub, o software open-source contribui com um valor estimado entre 65 e 95 bilhões de euros por ano para a economia do bloco. Tecnologias como bibliotecas, linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento são utilizadas em todos os setores — da economia à administração pública.
O estudo também destaca que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Sovereign Tech Agency com mais de 500 desenvolvedores, 33% não recebem nenhuma remuneração pelo trabalho de manutenção, embora gostariam de ser pagos. Outros 33% obtêm alguma renda, mas insuficiente para se sustentarem com essa atividade.
A proposta do EU-STF é identificar as dependências de código aberto mais críticas para a UE e investir em sua manutenção, segurança e aprimoramento, fortalecendo o ecossistema europeu de software livre. A recomendação é que o fundo receba uma contribuição mínima de 350 milhões de euros no próximo orçamento plurianual da União Europeia (2028–2035).
Entre os critérios sugeridos estão a criação de um único fundo com processo de inscrição simplificado e a possibilidade de financiamento para indivíduos, organizações sem fins lucrativos ou empresas, independentemente de sua localização geográfica ou da origem do software — desde que seja de código aberto.