Google afirma ter removido mais de 5,1 bilhões de anúncios fraudulentos em 2024
O Google anunciou que removeu mais de 5,1 bilhões de anúncios fraudulentos em 2024 e suspendeu 39,2 milhões de contas de anunciantes no mesmo período. Para comparação, em 2023, a empresa bloqueou mais de 5,5 bilhões de anúncios.
De acordo com o Google, a combinação de LLMs com a análise de sinais, como falsificação de identidade empresarial e dados de pagamento ilegítimos, permitiu que a “grande maioria” das contas fosse suspensa antes mesmo da veiculação dos anúncios. A companhia afirma ter implementado mais de 50 aprimoramentos baseados em LLMs no último ano para reforçar seus sistemas de segurança em todas as plataformas.
Apesar da automação, o gerente geral de Segurança de Anúncios do Google, Alex Rodriguez, destaca que o processo ainda conta com participação humana em todas as etapas, envolvendo mais de 100 especialistas na detecção e combate a fraudes. Esse time também foi responsável por identificar golpes que utilizavam deepfakes de figuras públicas e por desenvolver contramedidas específicas para essas ameaças.
No Brasil, o Google removeu 201,2 milhões de anúncios fraudulentos e suspendeu 1,3 milhão de contas de anunciantes ao longo do período.
Informações adicionais: Google