Chrome recebe diversas melhorias de integração com Gemini
O Google revelou o que classifica como a maior atualização já feita no Chrome, introduzindo novos recursos de IA que, segundo a empresa, tornam a navegação mais inteligente, segura e produtiva.
Usuários de macOS e Windows já podem acessar o Gemini diretamente pelo navegador para esclarecer informações complexas em páginas da web. A funcionalidade será disponibilizada em breve também no Google Workspace e nos sistemas Android e iOS.
Nos próximos meses, o Gemini no Chrome passará a executar tarefas automaticamente, como agendar compromissos e realizar compras online. O navegador também ganhará integração mais profunda com aplicativos como Agenda, YouTube e Maps, permitindo realizar ações sem sair da página atual, como localizar um trecho específico dentro de um vídeo.
Na área de segurança, o modo de Proteção Avançada da Navegação Segura passará a usar o Gemini Nano para identificar tentativas de fraude, como falsos alertas de vírus ou promoções enganosas. Além disso, o Chrome agora detecta notificações suspeitas para reduzir distrações. A IA também aprende as preferências do usuário, apresentando pedidos de permissão — como acesso à câmera ou à localização — de forma menos intrusiva.
Por fim, o navegador permitirá, em breve, alterar senhas comprometidas com apenas um clique em sites compatíveis, como Spotify e Duolingo.