Google DeepMind desenvolve modelo super avançado capaz de criar algoritmos
O AlphaEvolve é baseado nos LLMs da família Gemini. Ele utiliza um sistema de avaliação automática em que múltiplas soluções são geradas — tanto pelo Gemini Flash quanto pelo Gemini Pro — e, em seguida, analisadas por um sistema avaliador. Um mecanismo evolutivo permite que o AlphaEvolve foque nas respostas mais promissoras e as aperfeiçoe continuamente, o que reduz significativamente o risco de alucinações.
De acordo com a empresa, o AlphaEvolve é uma tecnologia de propósito geral, com potencial para auxiliar na pesquisa de qualquer problema relacionado a programação ou algoritmos.
O modelo já está sendo utilizado em aplicações internas do Google, como o sistema de gerenciamento de clusters Borg, adotado em seus data centers. Em um dos testes, a IA propôs uma modificação nas heurísticas de escalonamento que foi implementada e resultou em uma economia de 0,7% nos recursos computacionais da empresa em escala global.
Além disso, o AlphaEvolve também está contribuindo no desenvolvimento da próxima geração dos chips Tensor, sugerindo a remoção de bits desnecessários para aumentar a eficiência — uma proposta que ainda está em avaliação.
Por enquanto, o modelo não está disponível para o público, e não há previsão de liberação.