Google DeepMind lança modelo open-source que contextualiza inscrições antigas
O Aeneas foi desenvolvido para auxiliar historiadores na interpretação, atribuição e restauração de textos antigos fragmentados. Inicialmente treinado em latim, o Aeneas pode ser adaptado para outras línguas e sistemas de escrita históricos.
O modelo é capaz de identificar padrões de redação, sintaxe e fórmulas padronizadas em milhares de inscrições latinas, além de processar entradas multimodais e preencher lacunas em textos danificados. Cada inscrição analisada é convertida em uma “impressão digital histórica”, contendo dados sobre o conteúdo do texto, seu idioma, local de origem e relação com outros registros.
O Aeneas foi treinado com base em mais de 176 mil inscrições latinas reunidas ao longo de décadas por historiadores e é uma evolução do modelo Ithaca, também criado pelo DeepMind, focado em inscrições gregas.
Uma versão interativa da ferramenta está disponível gratuitamente no site Predicting the Past, voltada para pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais de museus. O código-fonte pode ser acessado no repositório google-deepmind/predictingthepast no GitHub.