Google exigirá verificação de desenvolvedores para instalação de aplicativos Android via lojas de terceiros e sideload
A medida abrange aparelhos com Play Protect ativo e que já vêm com aplicativos do Google pré-instalados. Atualmente, desenvolvedores que publicam aplicativos na Play Store já passam por verificação.
A iniciativa tem o objetivo de reduzir a disseminação de apps falsos e impedir que agentes mal-intencionados substituam rapidamente um aplicativo malicioso removido por outro similar.
Para isso, será criada uma nova plataforma Android Developer Console voltada a quem distribui aplicativos fora da Play Store, com fluxos diferenciados para estudantes e desenvolvedores amadores em relação a desenvolvedores comerciais.
O acesso ao processo de verificação será aberto inicialmente a alguns desenvolvedores em outubro deste ano, e estará disponível a todos em março de 2026. A exigência entra em vigor em setembro de 2026 no Brasil, Indonésia, Singapura e Tailândia, países que, segundo o Google, foram “particularmente impactados por golpes envolvendo aplicativos fraudulentos”. A partir de 2027, a regra passará a valer globalmente.
O Google afirma ter recebido retorno positivo de autoridades e entidades, incluindo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).