Executando verificação de segurança...
1

Google fecha acordo para apoiar reator nuclear de próxima geração nos EUA

O Google firmou uma parceria com a Tennessee Valley Authority (TVA), companhia de energia pública norte-americana, para comprar eletricidade de um reator nuclear avançado. Segundo as empresas, este é o primeiro contrato de compra de energia desse tipo firmado por uma concessionária no país.

O projeto será desenvolvido pela empresa de engenharia Kairos Power, em Oak Ridge – local histórico por ter sediado o Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento das primeiras bombas atômicas. A previsão é que o reator entre em operação em 2030, fornecendo energia para a rede elétrica que atende os data centers do Google no Tennessee e no Alabama.

A iniciativa é vista como um marco para a indústria nuclear norte-americana, cuja frota atual de reatores opera com tecnologias de décadas passadas e enfrenta dificuldades para competir com as fontes mais baratas, como gás natural, solar e eólica.

Diferente dos reatores convencionais que utilizam água como refrigerante, a tecnologia da Kairos emprega sal fluoreto fundido, que possui ponto de ebulição muito mais alto e não ferve, permitindo que o reator opere em baixa pressão e com menor custo. O Google também pretende apoiar a implantação de até 500 megawatts de nova capacidade nuclear no país até 2035.

Carregando publicação patrocinada...