Google lança gerador de imagens Nano Banana Pro
O novo modelo é baseado no Gemini 3 e oferece criação de cenas mais detalhadas, textos mais precisos e geração tipográfica em diferentes estilos, fontes e idiomas, além de incorporar recursos de busca na web.
O modelo permite ajustar parâmetros como ângulo de câmera, iluminação, profundidade de campo, foco e correção de cor, entregando imagens em resolução 2K ou 4K, superando o limite de 1024 × 1024 da versão anterior.
Embora ofereça qualidade superior, o Nano Banana Pro opera de forma mais lenta e tem custo mais alto para uso na API do Gemini. Enquanto o modelo original cobrava 0,039 dólares por imagem de 1024 pixels, o novo modelo custa 0,139 dólares por imagem em 1080p ou 2K e 0,24 dólares por imagem em 4K.
O sistema consegue utilizar até seis fotos de alta fidelidade ou combinar até 14 objetos em uma única composição, além de manter consistência visual para até cinco pessoas.
O aplicativo Gemini agora usa o Nano Banana Pro como padrão na geração de imagens, mas usuários do plano gratuito podem criar apenas um número limitado de resultados antes de voltarem automaticamente ao modelo original, enquanto assinantes dos planos Google AI Plus, Pro e Ultra contam com limites ampliados.