Google lança Personal Intelligence no Gemini
O recurso permite ao modelo utilizar dados que a empresa já possui sobre o usuário para personalizar as respostas. A funcionalidade é capaz de recuperar informações de textos, fotos e vídeos armazenados em aplicativos do Google, como Gmail, Agenda, Drive, Fotos, YouTube e Maps.
Com isso, o Gemini pode, por exemplo, ajudar a planejar viagens com base em locais visitados anteriormente, auxiliar na busca por peças compatíveis com o carro do usuário ou recomendar filmes e séries de acordo com preferências pessoais. O modelo também exibirá quais informações do usuário foram utilizadas para gerar cada resposta, permitindo a verificação do conteúdo considerado.
O usuário pode corrigir o Gemini sobre suas preferências a qualquer momento ou optar por gerar respostas sem a personalização ativada. O Personal Intelligence vem desativado por padrão, e é possível escolher quais aplicativos serão conectados ao recurso. Segundo o Google, os dados usados para treinamento são limitados a prompts específicos e às respostas geradas.
Inicialmente, a funcionalidade está disponível em beta para usuários nos Estados Unidos dos planos AI Pro e Ultra, com liberação gradual de acesso.