Google vai sinalizar apps Android com uso excessivo de bateria na Play Store
O Google começará a adotar medidas contra aplicativos Android que mantêm atividade excessiva em segundo plano e elevam o consumo de bateria. Apps que ultrapassarem um “limite de mau comportamento” poderão receber um aviso na Play Store, o que também pode afetar sua visibilidade.
Os desenvolvedores têm até 1º de março de 2026 para atualizar seus apps e atender a um novo indicador central do Android Vitals chamado “bloqueios parciais excessivos”. O algoritmo, ainda em fase beta, foi desenvolvido em parceria com a Samsung.
O Android Vitals passará a monitorar “partial wake locks”, que representam o tempo acumulado em que o app executa tarefas em segundo plano com a tela desligada, impedindo o dispositivo de entrar em modo de repouso. A medição será feita por sessão de usuário e também no total de sessões dentro de uma janela de 28 dias, considerando apenas wake locks não isentos, aqueles que não são mantidos pelo sistema, não estão ligados à reprodução de áudio e não foram iniciados pelo próprio usuário ao transferir dados.
O comportamento será classificado como excessivo quando uma única sessão acumular mais de duas horas de wake locks não isentos em um período de 24 horas. O Google considera como “limite de mau comportamento” quando 5% das sessões de usuários do app nos últimos 28 dias ultrapassam esse critério.