Incêndio na Coréia do Sul destrói sistema de armazenamento em nuvem do governo
Um incêndio na sede do National Information Resources Service (NIRS), em Daejeon, órgão responsável pela infraestrutura digital e de TI do governo sul-coreano, destruiu o sistema de armazenamento em nuvem G-Drive — plataforma usada internamente por servidores públicos para armazenar documentos de trabalho. O incidente resultou na perda permanente de arquivos individuais de aproximadamente 750 mil funcionários.
O fogo teve início na sala de servidores, localizada no quinto andar do prédio, e danificou 96 sistemas de informação considerados críticos para as operações do governo central, incluindo o G-Drive. Em funcionamento desde 2018, o sistema obrigava servidores públicos a salvar seus documentos exclusivamente na nuvem, oferecendo cerca de 30 gigabytes de armazenamento por pessoa.
A plataforma estava hospedada em um único data center operado pelo NIRS e, devido à sua arquitetura de alta capacidade e baixo desempenho, não permitia a realização de backups externos. Como resultado, todos os dados armazenados foram perdidos de forma definitiva.
O governo tenta agora recuperar informações por meio de arquivos salvos localmente nos computadores pessoais dos servidores, além de e-mails, documentos oficiais e registros impressos. Documentos oficiais criados por meio de processos formais de relatório ou aprovação também estavam armazenados no sistema governamental Onnara e poderão ser recuperados quando ele for restaurado.