Executando verificação de segurança...
2

Investidor da Groq, empresa que fechou acordo recente de 20 bilhões de dólares com a Nvidia, acende alerta sobre data centers

Alex Davis afirma estar preocupado com o ritmo de construção de data centers ao redor do mundo sem a garantia de demanda suficiente para ocupá-los. A avaliação ganha peso porque ele não é um crítico da IA; ao contrário, está entre os otimistas em relação à tecnologia e investe de forma significativa no setor.

Segundo Davis, o principal problema está na lógica de “construa agora e os clientes aparecerão depois”. Para ele, essa estratégia é arriscada, já que as grandes empresas de tecnologia tendem a desenvolver e operar suas próprias estruturas, em vez de alugar capacidade de terceiros.

Nesse cenário, ele projeta uma possível crise financeira entre 2027 e 2028 para empresas e fundos que estão erguendo data centers apenas com base na expectativa de ocupação futura. Davis também alerta que a expansão acelerada desses centros de dados exerce forte pressão sobre a infraestrutura existente, especialmente sobre os sistemas de fornecimento de energia elétrica.

Carregando publicação patrocinada...
1

Lembra o estouro da bolha de internet em 2000, onde ocorreu um boom de instalações de fibra óptica - "dark fiber" se alguém quiser pesquisar na web.