Maior banco da Austrália busca recontratar 45 funcionários após mentir sobre produtividade de IA
O Commonwealth Bank of Australia (CBA) está recontratando 45 colaboradores depois de, supostamente, ter mentido sobre a eficácia de chatbots em lidar com volumes maiores de chamadas do que os humanos.
Segundo o sindicato do setor financeiro do país, Finance Sector Union (FSU), alguns desses trabalhadores estavam no banco há décadas e ficaram surpresos quando o CBA anunciou que seus cargos se tornaram redundantes. Na ocasião, o banco afirmou que o chatbot teria reduzido em 2.000 chamadas semanais.
No entanto, segundo os funcionários demitidos, na realidade, os volumes de chamadas estavam aumentando no período, e o banco estaria oferecendo horas extras aos funcionários e redirecionando gerentes para atender chamadas junto à equipe.
O FSU levou a disputa a um tribunal trabalhista, acusando o CBA de não explicar como os cargos foram considerados redundantes. Durante a análise do caso, o CBA admitiu que não havia considerado que o aumento de chamadas ocorreria por vários meses, confirmando que os cargos “não eram redundantes”.
O banco pediu desculpas aos funcionários demitidos e ofereceu a opção de retornarem aos cargos anteriores, buscar outra função ou deixar a empresa com um pagamento de saída. O FSU classifica esse movimento como uma “grande vitória” aos membros que haviam sido dispensados.