Executando verificação de segurança...
2

Mais de 400 artistas britânicos, incluindo Paul McCartney, Elton John e Coldplay, pedem transparência sobre uso de obras por IA

O grupo enviou uma carta ao primeiro-ministro em apoio a uma emenda ao projeto de lei “Data (Use and Access)”, que visa garantir transparência sobre o uso de obras protegidas por direitos autorais no treinamento de modelos de IA.

A proposta do governo britânico prevê exceções às regras de direitos autorais para permitir a mineração de texto e dados com fins de treinamento de IA, desde que os criadores tenham a possibilidade de optar pela exclusão de suas obras. No entanto, segundo o grupo, essa medida seria insuficiente e deixaria os criadores expostos a “anos de roubo” de propriedade intelectual.

A carta defende emendas que obrigariam empresas de IA a divulgar exatamente quais obras foram utilizadas no treinamento de seus modelos, como forma de garantir o respeito aos direitos dos autores. Entre os signatários também estão roteiristas, diretores, atores, jornalistas e organizações de mídia.

Carregando publicação patrocinada...