MAME corrige som de jogos do Hyper Neo Geo 64 após 20 anos de desenvolvimento
Após duas décadas de trabalho, os desenvolvedores do MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) conseguiram fazer o som do sistema arcade Hyper Neo Geo 64 funcionar corretamente, encerrando uma das mais longas jornadas de engenharia reversa da comunidade de emulação e consolidando o MAME como a plataforma mais completa para preservação de sistemas de arcade em 3D.
O Hyper Neo Geo 64 foi lançado pela entre 1997 e 1999, como uma tentativa de migrar sua tradicional linha de jogos 2D para o mundo tridimensional. O sistema teve vida curta, com apenas sete jogos lançados, entre eles Samurai Shodown 64, Fatal Fury: Wild Ambition, Road’s Edge e Buriki One, mas se tornou um símbolo da transição tecnológica dos arcades.
O desenvolvedor David “MameHaze” Haywood iniciou a emulação do Hyper Neo Geo 64 em 2004, conseguindo fazê-lo rodar na plataforma, embora o som ainda não funcionasse. Dois desenvolvedores veteranos, R. Belmont e O. Galibert, juntamente com o programador conhecido como Happy, assumiram a tarefa de corrigir a emulação sonora.
Eles descobriram como o sistema da SNK comprimira 12 bits de faixa dinâmica em 8 bits, refinaram o filtro de áudio para aproximá-lo do hardware original e corrigiram diversos bugs que distorciam o som ou deixavam efeitos presos em loop, aproximando a qualidade do áudio da experiência original de fliperama.
A melhoria será incluída na versão 0.282 do MAME e aplicada a todos os sete jogos do Hyper Neo Geo 64.