Meta investe 14,3 bilhões de dólares na Scale AI
A Meta adquiriu uma participação de 49% na Scale AI por 14,3 bilhões de dólares. Como parte do acordo, Alexandr Wang, CEO da Scale, passará a se reportar diretamente a Mark Zuckerberg, além de continuar atuando no conselho de administração da empresa. Jason Droege, ex-diretor de estratégia da Scale, assumirá interinamente o cargo de CEO. Wang também deve liderar os esforços da Meta no desenvolvimento de um modelo “superinteligente”.
A Scale atua como fornecedora de serviços de anotação e rotulagem de dados para o treinamento de modelos de IA, colaborando com empresas como Google, OpenAI e Anthropic.
Após o anúncio do investimento, o Google estaria reconsiderando sua parceria com a Scale. A empresa havia planejado repassar 200 milhões de dólares à startup ainda este ano, mas agora estaria em negociações com concorrentes e avaliando a possibilidade de encerrar a colaboração. A Microsoft também estaria adotando uma postura semelhante.
Apesar do movimento, a Scale afirma que seus negócios seguem sólidos e que a empresa continuará operando de forma independente, preservando a confidencialidade dos dados de seus clientes.
Com informações: The Verge e TechCrunch