Meta lança tradução de voz para criadores no Facebook e Instagram
A funcionalidade está disponível globalmente, e permite converter conteúdos para outros idiomas, ampliando o alcance das publicações.
Segundo a empresa, as traduções preservam o timbre e o tom originais da voz do criador, proporcionando uma dublagem mais autêntica. Além disso, há a opção de ativar a sincronização labial, que ajusta os movimentos da boca ao novo idioma.
A funcionalidade pode ser utilizada por criadores do Facebook com mais de 1.000 seguidores e por todas as contas públicas no Instagram. A ativação é feita antes da publicação de um reel, permitindo pré-visualizar o resultado antes de torná-lo público.
Para garantir melhores resultados, a Meta recomenda falar de frente para a câmera, articular bem as palavras, evitar cobrir a boca e reduzir ao máximo ruídos ou músicas de fundo. O recurso suporta até duas pessoas por vídeo, desde que não falem simultaneamente.
Os criadores também terão acesso a uma nova métrica no painel Insights, que detalha as visualizações segmentadas por idioma, auxiliando na análise do impacto das traduções sobre novas audiências.
Usuários que preferirem não assistir a reels traduzidos em determinados idiomas poderão desativar essa opção no menu de configurações.
No momento do lançamento, o recurso está disponível para traduções entre inglês e espanhol, em ambas as direções, com suporte a outros idiomas previsto para ser adicionado futuramente.