Meta teria obtido 16 bilhões de dólares em 2024 com veiculação de anúncios fraudulentos e ilegais em suas redes sociais
A Meta estimou que cerca de 10% de suas vendas totais em 2024 — o equivalente a aproximadamente 16 bilhões de dólares, de 164,5 bilhões — vieram da veiculação de anúncios relacionados a golpes e produtos proibidos, de acordo com documentos internos obtidos pela imprensa. Esses anúncios incluíam promoções de esquemas fraudulentos de e-commerce e investimentos, cassinos online ilegais e a venda de produtos médicos não autorizados.
Segundo os mesmos documentos, a empresa gera anualmente cerca de 7 bilhões de dólares em receitas provenientes de anúncios classificados como “de alto risco”. Outro relatório aponta que a Meta exibe diariamente cerca de 15 bilhões desses anúncios para os usuários.
Embora parte dos documentos indique esforços para reduzir o número de anúncios falsos, também há preocupações internas sobre o impacto financeiro que uma remoção brusca dessas campanhas poderia causar.
Em resposta, a Meta declara que combate “de forma agressiva” os anúncios fraudulentos em suas plataformas e que análises posteriores mostraram que muitos desses anúncios não violavam suas políticas.