Microsoft construirá data center de IA mais poderoso do mundo
A Microsoft anunciou planos para inaugurar em 2026 o data center Fairwater de IA, descrito pela empresa como o mais poderoso do mundo. O investimento, de 3,3 bilhões de dólares, será realizado em Wisconsin, no mesmo local onde a Foxconn tentou instalar uma fábrica de telas LCD em 2017 — projeto considerado um fracasso em 2018.
O novo complexo terá cerca de 111 mil metros quadrados distribuídos em três prédios dentro de um terreno de 127,5 hectares, equivalente a 128 campos de futebol. Segundo o CEO Satya Nadella, o espaço abrigará centenas de milhares de GPUs Nvidia GB200, interconectadas por fibras ópticas em quantidade suficiente para dar 4,5 voltas ao redor da Terra. A Microsoft afirma que esse supercluster de GPUs será dez vezes mais poderoso que o supercomputador mais rápido da atualidade.
A empresa também revela que outros data centers Fairwater estão em construção em diferentes regiões dos EUA.
O design do centro de Wisconsin foi projetado para minimizar o desperdício de água, utilizando um sistema de refrigeração em circuito fechado que precisa ser preenchido apenas uma vez e permanece lacrado, sem perdas por evaporação.