Microsoft lança Copilot Mode no navegador Edge
O recurso é projetado para entender a intenção de busca do usuário, antecipar suas ações e executá-las de forma automatizada. A ferramenta será acessível ao lado da barra de endereços, permitindo que os usuários pesquisem, conversem e naveguem com o auxílio direto do Copilot.
Ao visitar uma página, por exemplo, será possível solicitar ajuda contextual sem a necessidade de copiar e colar o conteúdo. O sistema também pode automatizar tarefas como agendamento de compromissos, criação de listas de compras e redação de textos, além de aceitar comandos por voz.
Segundo a Microsoft, futuras atualizações permitirão fornecer ao Copilot mais contexto, como credenciais e histórico de navegação, viabilizando ações mais complexas — como efetuar reservas ou retomar projetos e pesquisas anteriores.
Com autorização do usuário, o Copilot pode visualizar todas as abas abertas para entender melhor o que está sendo acessado. Isso pode ser especialmente útil em pesquisas comparativas, como consulta de preços de passagens ou hotéis em múltiplos sites.
A empresa enfatiza que o acesso ao conteúdo de navegação será realizado apenas mediante consentimento, com indicações visuais claras para garantir a transparência da operação. O recurso está em fase experimental, é ativado por padrão e está disponível gratuitamente.