Microsoft lança recurso nativo no Windows que pode aumentar desempenho do PC em 80%
A Microsoft anunciou que a atualização KB5066835 para Windows Server 2025 passa a trazer suporte nativo a NVMe. Com essa alteração, o Windows deixa de usar um sistema antigo de comunicação com discos (desenvolvido na era dos HDs mecânicos) para usar diretamente os controladores dos SSDs modernos via NVMe. No entanto, o recurso ainda é opcional e precisa ser habilitado manualmente.
A empresa afirma que percebeu ganhos de 80% na velocidade de acesso a arquivos pequenos e fragmentados (como os usados em jogos ou edição de vídeo) e 45% menos uso do processador para essas tarefas. Os testes foram realizados com um SSD empresarial de 3,5 TB. Além disso, o NVMe agora oferece suporte a HDDs, graças à especificação NVMe 2.0.
Apesar de ter sido anunciado para o Windows Server 2025, usuários atestam que o recurso também funciona no Windows 11 comum. A ativação requer ajustes manuais via registro do sistema ou Política de Grupo. O comando PowerShell para registro é o seguinte:
reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 1176759950 /t REG_DWORD /d 1 /f
A Microsoft alerta que o recurso só funciona com o driver NVMe padrão do Windows. Oficialmente, a companhia não confirmou suporte do recurso para Windows 11, mas informa que futuras atualizações devem trazer otimizações semelhantes.
Informações adicionais: Tecnoblog