Executando verificação de segurança...
6

Microsoft quer substituir todo o código em C e C++ por Rust até 2030

A Microsoft planeja modernizar seus principais sistemas internos eliminando completamente o uso de C e C++ até 2030, substituindo essas linguagens por Rust.

O que Rust foi projetado para evitar automaticamente muitos erros comuns em C e C++, especialmente falhas de memória que historicamente causam bugs graves e vulnerabilidades de segurança.

A iniciativa foi apresentada por Galen Hunt, engenheiro de software da Microsoft, que afirmou que a meta é reescrever grandes bases de código usando uma combinação de algoritmos e IA. Para viabilizar esse processo, a empresa construiu sistemas capazes de analisar código em larga escala, criar representações estruturadas e utilizar agentes de IA orientados por algoritmos para compreender, modificar e refatorar essas bases de forma massiva.

Carregando publicação patrocinada...
7
5

Será um trabalho imenso, com toda certa. Não sei ao certo, mas isso deve ser milhares de linhas senão bilhares de linhas de código em C e C++. Uma aposta arriscada também em mexer no que tá funcionando :)

funcionando dependendo do ponto de vista

5
4
2

No inicio desse século, vazou uma quantidade gigante de código do Windows e foi possível observar muita tranqueira (ex: se 1 = 1),mas também muito código de qualidade. O problema é que o Windows virou um monstrengo difícil de manter e aí tudo que é bug vira meme.

1
2

Nao da pra entender a MS, Win11 lento, em todo update uma coisa para de funcionar, e eles querem migrar um codigo C/C++ funcional para uma lingugem nova ? pra que ?

1

O objetivo da Microsoft com o windows hoje é justificar os bilhões em investimento em IA que eles recebem empurrando copilot à força em todo produto que eles tiverem, não realmente entregar um produto com qualidade.

1

E o efeito Lindy?

É difícil entender o que faz o pessoal da Microsoft, que já está enfrentando um monte de problemas de Engenharia, pensar que substituir massivamente todo o (provavelmente de péssima qualidade) código em C/C++ por Rust, uma linguagem jovem (eles estão procurando um Principal Engineer com 3 anos de experiência com código systems-level em Rust), usando Agentes de IA é uma ótima idéia.

Não é possível que não tenha alguém na sala para questionar: *não é melhor fazer uma mudança gradual e controlada para não quebrar ainda mais o nosso sistema? *

1

pensar que substituir massivamente todo o (provavelmente de péssima qualidade) código em C/C++ por Rust

Calma aí paizão... kkkk

O pessoal tem uma balangação de beiço com a MS e com o Windows, mas se o código fosse ruim mesmo o produto já não existiria mais, mas pelo contrário, já são mais de 30 anos de Windows NT, que é o core do Windows "moderno", cê acha que a gente vai escrever código desse nível algum dia? Tomara que sim né haha. Se for olhar os caras que desenharam as bases do Windows só tem fera.

Não quero fazer contraponto aqui, só uma observação mesmo, porque vejo muitas críticas ao Windows, mas manter um monstro desse com certeza não é brincadeira.