Executando verificação de segurança...
1

Microsoft vai reformular construção de data centers de IA nos EUA, com abordagem focada na comunidade

A Microsoft anunciou um plano para transformar os impactos negativos dos data centers de IA em benefícios para as comunidades norte-americanas próximas a essas instalações. A iniciativa propõe medidas para mitigar os principais pontos de preocupação de moradores que vivem no entorno dos data centers, como o preço da energia, o uso de água, a geração de empregos e a infraestrutura local.

Um dos principais compromissos da empresa é garantir que seus data centers não provoquem aumento no custo da eletricidade nas regiões onde forem instalados. Em alguns estados dos Estados Unidos, as contas de energia já registraram aumentos de até 36%. Segundo a Microsoft, a empresa passará a pagar tarifas mais altas de eletricidade para assegurar que seus data centers arquem com todo o custo da energia utilizada, incluindo não apenas o consumo direto, mas também os investimentos necessários para expandir e manter a infraestrutura elétrica que sustenta essas operações.

Em relação ao elevado consumo de água, utilizada principalmente no resfriamento dos equipamentos, a Microsoft afirma que irá reduzir o uso desse recurso em suas instalações e garantir que as operações reponham mais água do que retiram do meio ambiente.

Além das questões relacionadas a energia e água, a empresa também se comprometeu a investir diretamente nas comunidades locais para gerar empregos no curto prazo, capacitando trabalhadores da região para atuar na construção e na manutenção dos data centers.

Carregando publicação patrocinada...
1