Modelo de IA do Google auxilia em descoberta inédita para terapia contra câncer
Pesquisadores da Yale University, em parceria com o Google DeepMind, anunciaram um novo modelo de IA chamado Cell2Sentence-Scale 27B, integrante da família Gemma.
Com 27 bilhões de parâmetros, o sistema foi desenvolvido para compreender como as células do corpo humano “se comunicam” e, a partir disso, identificou um possível novo caminho para terapias contra o câncer — uma hipótese posteriormente confirmada em testes de laboratório com células reais.
A pesquisa aborda um dos principais desafios da imunoterapia, em que muitos tumores conseguem “se esconder” do sistema imunológico, impedindo que sejam atacados pelo organismo. O objetivo do estudo era encontrar uma forma de “acionar um alerta” no tumor para que o sistema de defesa o identificasse e reagisse.
Para isso, o modelo analisou mais de 4 mil medicamentos em busca de uma substância capaz de ativar o sistema imunológico apenas em condições específicas, evitando respostas desnecessárias em outros contextos.
Entre os candidatos, destacou-se o “silmitasertib”, que nunca havia sido relacionado a esse tipo de resposta. Os testes laboratoriais revelaram que, isoladamente, o medicamento não apresentava efeito significativo. No entanto, quando combinado com uma pequena dose de interferon — proteína que estimula a resposta imunológica —, houve um aumento de aproximadamente 50% na capacidade do organismo de reconhecer o tumor, tornando-o mais visível ao sistema imunológico.
O modelo C2S-Scale 27B e seus recursos já estão disponíveis para a comunidade científica.