Executando verificação de segurança...
1

NASA captura sinais GPS da Terra na Lua pela primeira vez

O marco foi alcançado graças ao experimento Lunar GNSS Receiver (LuGRE), em colaboração com a Agência Espacial Italiana, tornando-se a primeira tecnologia a adquirir e rastrear sinais de navegação baseados na Terra diretamente na superfície lunar.

Este feito comprova que sinais do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), como os do GPS e Galileo, podem ser recebidos e monitorados na Lua, o que abre novas possibilidades para futuras missões espaciais, incluindo as da Artemis, as quais poderão utilizar esses sinais para determinar com precisão sua posição, velocidade e tempo de forma autônoma.

O LuGRE foi capaz de adquirir e rastrear sinais GNSS a cerca de 360 mil quilômetros de distância da Terra, obtendo uma “fixação de navegação” bem-sucedida. Esse sucesso indica que missões lunares podem contar com esses sinais para navegação, dispensando operações humanas constantes. Além disso, missões no espaço cislunar (a área entre a Terra e a Lua) também poderiam se beneficiar dessa tecnologia.

Tradicionalmente, a NASA utiliza sensores a bordo das espaçonaves e sinais de estações terrestres para rastrear as missões, mas o LuGRE demonstra que a navegação autônoma usando sinais GNSS pode reduzir a dependência de operadores humanos.

Carregando publicação patrocinada...