Nintendo alerta que pode inutilizar permanentemente o Switch em caso de uso indevido
A Nintendo atualizou os termos do seu Contrato de Licença de Usuário Final (EULA, na sigla em inglês), estabelecendo que o uso não autorizado dos “Serviços de Conta Nintendo” — que incluem jogos, conteúdos adicionais e funcionalidades online — pode levar à inutilização parcial ou total do dispositivo e/ou da conta associada. A medida se aplica tanto ao Switch atual quanto ao Switch 2.
Segundo o novo texto, a empresa também poderá suspender o acesso a qualquer um dos serviços, sem aviso prévio, mesmo antes de uma violação ocorrer. Isso pode acontecer caso a Nintendo tenha uma “crença razoável” de que a violação acontecerá ou julgue necessário por motivos legais, técnicos ou comerciais — como a prevenção de danos a outros usuários ou à própria plataforma.
As regras visam coibir práticas como o uso de jogos piratas, engenharia reversa e outras formas de modificação do console. No entanto, ainda não está claro quais mecanismos técnicos serão utilizados para aplicar essas punições, nem se os usuários terão algum meio de contestar ou reverter os bloqueios.