NIST finaliza padrão de criptografia leve para proteger dispositivos pequenos
O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA concluiu o desenvolvimento de um padrão de criptografia leve, voltado a proteger dados de dispositivos com recursos limitados, como os que compõem a Internet das Coisas (IoT) e pequenos eletrônicos, incluindo implantes médicos.
Os quatro algoritmos do padrão exigem menos poder de processamento e tempo do que métodos criptográficos convencionais, tornando-os adequados para eletrônicos que não possuem capacidade computacional equivalente a computadores ou smartphones.
Entre os algoritmos estão o ASCON-128 AEAD, que permite criptografar dados, verificar sua autenticidade ou realizar ambas as funções; o ASCON-Hash 256, que gera um hash curto funcionando como uma “impressão digital” dos dados; e o ASCON-XOF 128 e ASCON-CXOF 128, que possibilitam ao usuário alterar o tamanho do hash.
A equipe do NIST pretende que o padrão seja útil imediatamente, mas também expansível para atender a necessidades futuras, incluindo a possibilidade de adicionar funcionalidades como um código de autenticação de mensagens dedicado.